
Um bom planejamento de obras deve englobar muitas etapas de um projeto. Por isso, é importante desenvolvê-las com muita atenção para que possa ser aplicado dentro da realidade da construção.
Existem casos em que o planejamento parece eficiente no papel, mas ao longo da execução, não é possível colocá-lo em prática. Com isso, as etapas de pré-obra devem ser muito bem trabalhadas.
Inicialmente é importante reunir todas as informações possíveis previamente à realização da obra, levando em consideração os potenciais imprevistos tornando o projeto utilizável na prática.
Conheça as principais etapas de um projeto de construção para a organização de um planejamento de obras eficiente:
Análise do local e levantamento de informações
Um projeto de construção, seja ele de qual segmento for, deve sempre considerar as informações de campo, com dados e aspectos do terreno e seus arredores. Caso contrário, problemas podem ocorrer durante a execução.
Produção do projeto arquitetônico
Deve-se chegar a um consenso com o arquiteto responsável, em relação aos desejos e possibilidades dentro do orçamento estabelecido. Normalmente, são desenvolvidas soluções para as demandas existentes, explicando eventuais diferenças entre o solicitado e o que pode ser, de fato desenhado.
Nesse ponto, é necessário atender aos requisitos do usuário, previstos na NBR 15575.
Desenvolvimento dos desenhos
Os desenhos devem ser desenvolvidos levando em consideração a realização da obra, contendo o máximo de detalhes e informações possíveis para que seja possível seguir o acordo entre arquiteto e proprietário, não deixando espaços para dúvidas e possíveis erros.
O projeto deve conter um material descritivo incluindo todos os itens que serão utilizado na execução.
Revisão e aprovação
Revisões podem ser solicitadas para o esclarecimento de dúvidas e correção de erros antes da realização da obra. É importante que os projetos sejam analisados em conjunto para evitar problemas que podem prejudicar a integridade estrutural da obra.
Legalização da obra
Na maioria das vezes, utilizando o projeto base, é possível realizar a preparação da documentação para apresentar à prefeitura e durante esses processo, também devem ser pagas algumas taxas, de acordo com as lei locais.
A execução da obra só pode começar a partir da aprovação da prefeitura, portanto, tudo deve ser bem planejado e conduzido para que não ocorram atrasos.
Definição de prazos e orçamentos de materiais e mão de obra
A construção deve ter um planejamento para sua data final, assim como para o desenvolvimento de cada serviço. Portanto, é importante a criação de um calendário de realização da obra.
É necessário que o custo da obra seja estabelecido através de um orçamento prévio. Dentro desse orçamento, uma das etapas são os gastos com materiais e mão de obra, junto com o levantamento de quantidade dos mesmos.
Execução e acompanhamento
Finalmente a parte de construção chega, não sendo isolada das etapas anteriores. Podendo sempre ocorrer revisões de projetos, prazos, custos e mudanças na legalização da obra.
Ainda assim, com um planejamento e um orçamento bem elaborados e projetos consolidados, a realização tende a ser facilitada.