• 17/12/2019

Trabalhos na construção civil, envolvem operação de maquinário pesado, atividades em alturas e manuseio de materiais potencialmente perigosos, à segurança do canteiro de obras é um dos cuidados que mais exigem foco dos gestores. Além do uso de EPIs e da adequação às Normas Regulamentadoras do setor, novos cuidados estão sendo adotados para que as construções se tornem mais seguras. 

O recurso principal para a otimização da gestão da segurança em canteiros de obras é o uso de tecnologias informatizadas, que permitem o controle e o registro muito mais preciso de todos os requisitos. 

O controle de acessos, permite ter o registro exato de todos os que entram e saem de uma construção. Assim, por meio desse monitoramento é possível que eventuais adequações ou correções sejam feitas em tempo real, antes que causam problemas. 

Através desse controle, pode-se checar na hora se os colaboradores estão com os EPIs corretos e se sua conversão está adequada, se os seus treinamentos estão em dia e se os exames obrigatórios foram realizados, entre outras situações. 

Por meio desse tipo de tecnologia, não só a segurança do canteiro de obras é garantida, como também a organização é otimizada, bem como a produtividade da equipe. 

Uma equipe treinada está sempre atenta aos possíveis riscos no ambiente de trabalho, fazendo com que as medidas preventivas sejam tomadas antes que os possíveis acidentes de trabalho se concretizem.  

Softwares de gestão também podem ser de grande valia, pois por meio de um acompanhamento contínuo do andamento da obra, é possível manter um controle eficaz da agenda de eventos relativos à segurança, impedindo que esse tipo de atividade seja esquecida ou postergada. 

Esse tipo de diferencial, aliado ao cuidado das construtoras em relação ao que é exigido em lei e à preocupação com o bem estar de seus trabalhadores, é a chave para uma organização precisa, assertiva e com os melhores padrões possíveis de segurança.