• 3/12/2019

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), trata-se de uma equipe especializada em Saúde e Segurança que atua nas empresas visando à proteção dos trabalhadores. Esse serviço é acompanhado pela Norma Regulamentadora nº4, a NR 4. 

Na construção civil,  o SESMT é de extrema importância para o bom desenvolvimento do trabalho, sendo garantida a segurança no canteiro de obras, além de promover a saúde e a integridade física dos seu colaboradores, reduzindo acidentes ou doenças ocupacionais. 

O SESMT deve executar um trabalho essencialmente preventivo e contar com profissionais competentes nas áreas cabíveis, procurando assim, diminuir ou até mesmo eliminar os riscos existentes ao trabalhadores. 

É exigido pelo NR 4 que o SESMT seja constituído por cinco cargos: Engenheiro de Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho. 

Pesquisas realizadas pelo Ministério Público do Trabalho, revelam que entre 2012 e 2017 houve em média  um acidente de trabalho a cada 48 segundos. Diantes disso, o SESMT é crucial através de palestras, campanhas e programas na empresa. 

O corpo profissional do SESMT pode prestar assistência e orientações para funcionários que forem vítimas dos riscos presentes na empresa. Criando políticas pró-ativas e toda uma cultura organizacional voltada para o combate à falta de segurança no local de trabalho. 

Fonte: Mobuss Construção